quarta-feira, 28 de abril de 2010

Orquestra Sinfônica de Heliópolis vai tocar na Alemanha

A orquestra sinfônica de Heliópolis, a maior favela de São Paulo, vai participar de um dos mais importantes festivais do mundo na Alemanha.

Foi em 96, depois de um incêndio na maior favela de São Paulo, que o maestro Silvio Baccarelli decidiu salvar o futuro usando a música. Hoje ele inspeciona as obras da escola que não pára de crescer.

“Graças a Deus. É sinal que a criançada de Heliópolis está aproveitando muito aquilo que a gente oferece para elas”, diz Silvio.

Vários dos alunos que já passaram pelo Instituto Baccarelli são agora músicos e professores. Valéria é uma delas, foi criada na favela assim como a aluna Lívia que ao falar da oportunidade é tomada pela emoção.

“É muito orgulho de estar aqui no Bacarelli”, conta Livia.

"Aquela São Paulo lá no fundo dos prédios mais ricos parece bem diferete dessa São Paulo dos barracos da favela heliópolis, mas aqui no terreno das oportunidades, no território da música, dos instrumentos e suas notas as fronteiras desaparecem e não há mais limites no horizonte."

O dia hoje é especial, os organizadores do festival Beethoven vieram conhecer os 80 músicos que vão levar para tocar na Alemanha em outubro.

“Imagina para essa garotada poder visitar a Europa, em especial a Alemanha, nascimento da música de vários compositores fundamentais na música erudita, como Bach, Beethoven”

A qualidade foi lapidada até o último momento antes da apresentação para os organizadores deo festival.

O diretor de programação da Deutsche Welle, televisão alemã, elogiou: “Beethoven nasceu na Alemanha, mas com certeza ele está no Brasil”.

http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2010/04/orquestra-sinfonica-de-heliopolis-vai-tocar-na-alemanha.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário